A cartilha de redação do Enem deste ano já foi divulgada pelo Inep, instituto responsável pelo seletivo. O documento, além de trazer informações sobre a referência da prova, traz exemplos comentados de redações do ano passado que receberam nota máxima, ou seja, 1000 pontos. A cartilha está disponível no portal do Inep.
A prova de redação será aplicada no dia 3 de novembro. Os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. A banca avaliadora vai apresentar uma situação-problema para que a redação seja desenvolvida.
No texto do candidato será avaliado o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, os fatos e os argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.
Notas
A nota atribuída pelo avaliador será entre 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média entre as notas totais dos dois avaliadores.
O participante poderá obter nota zero em caso de: fuga do tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Os resultados do Enem são usados por instituições de ensino públicas e privadas como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios, como o Fies.
O resultado ainda pode ser aproveitado para ingresso em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.